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literatura, cinema e afins

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Ter | 09.04.19

Perguntas & Respostas

Mar Pereira

It's been 84 years, eu sei. Mas finalmente venho responder a algumas questões que me fizeram há uns meses. Desde já, quero agradecer a toda a gente que enviou alguma, espero que não fiquem desiludidos com as respostas!

 

1) Se pudesses trocar uma das leituras obrigatórias do secundário qual seria? (e por qual trocarias).

Olhando para o programa de Português do secundário, que é aquele com que estou mais familiarizada de momento, penso que as listagens tanto de obras como de autores são bastante boas. A única obra que trocaria era Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente. Não gostei nada, nem um bocadinho, do livro, embora perceba o porquê de estar presente no programa. Se essa obra desaparecesse e surgisse mais tempo livre no 12ºano, acho que seria interessante estudar autores contemporâneos mais próximos de nós, como Valter Hugo Mãe, Mário de Carvalho (que é ligeiramente explorado, mas nada de extraordinário),...

Sim, acho que era isso mesmo: tirava a Farsa de Inês Pereira e acrescentava um novo autor contemporâneo, se fosse possível fazê-lo.


2) Que disciplina achas que está em falta no ensino português? E qual achas que deveria ser opcional?

Acho que falta uma disciplina que prepare efetivamente os jovens para o futuro. Quando acabam o 12º (ou têm 18 anos) maior parte das pessoas não sabe lidar com impostos, não tem educação financeira, não sabe como funcionam as eleições em Portugal. Felizmente estou num curso e tenho disciplinas que me preparam para esses tópicos, nomeadamente História e MACS (temos educação financeira na disciplina). Bem sei que são coisas que qualquer pessoa pode, autonomamente, pesquisar e procurar saber, mas acho que o papel da escola, mais do que preparar alunos para cuspir matéria em exames, deve ser educativo. Isto é educação e falha redondamente na maior parte dos cursos. 

Quanto a disciplinas opcionais, não consigo dar-te uma resposta porque acho que todas, todas mesmo, são importantes, quer no básico, quer no secundário. Se tudo o que aprendi tem utilidade agora? Não, utilidade não tem, mas é conhecimento e esse bicho nunca fez mal a ninguém. Por exemplo, eu, infelizmente, não atino com Filosofia, não sei se é o método de ensino utilizado ou outro fator qualquer, mas não atino com a disciplina e não gosto, não gosto nada mesmo. Mas reconheço-lhe a importância, aliás, a muita importância, que a disciplina tem. Todas as disciplinas têm os seus pontos fortes e fracos e não é por não gostarmos de uma que automaticamente ela deixa de ter importância. 

As disciplinas que temos no currículo ensinam-nos de tudo um pouco e isso é fundamental na educação e crescimento do ser humano, basta olhar para a educação dada no Renascimento.


3) Clássico estrangeiro preferido? 

Esta é difícil. Li tão poucos, ainda. Mas talvez apontasse para o Madame Bovary, já que me levou a reflexões bastante profundas. Podem ler a minha opinão aqui

NOTA: Terminei há poucos dias O Despertar (Kate Chopin) e penso que o lugar de "clássico estrangeiro preferido" poderá ser ocupado, temporariamente, por ele. Podem ler a minha breve opinião aqui

 

4) Autor que consideras overrated. 

Colleen Hoover. Mas MUITO overrated. Não percebo a hype, detestei tudo o que li dela até agora (desculpem, fãs!).

 

5) Quantos livros tens (lidos + não lidos)?

No dia de hoje, 7 de abril de 2019, tenho na estante 176 livros, dos quais 86 estão lidos, 72 estão por ler e os restantes são livros que tenho, porém não tenho um particular interesse em ler, mas quem sabe um dia.

 

6) Consegues ler mais que um livro ao mesmo tempo?

Sim, e acontece com frequência. Normalmente leio um em casa, em formato físico, e ando com um digital no telemóvel sempre atrás de mim para "tapar buracos" e ocupar tempos de espera.

 

7) Que livros recomendarias para um jovem passar a ter o bichinho da leitura?

Para um jovem (13-17), acho que recomendaria, inicialmente YA. Em qualquer variável, quer fantasia, quer contemporâneo. Os adolescentes têm um problema de incompreensão e incompatibilidade muito grande, isto é, nós achamos sempre que nunca ninguém nos percebe, nunca sentimos que alguém tem os mesmos problemas que nós (eu sei, somos autênticas drama queens), e a literatura YA permite que esses mesmos jovens se sentiam representados e digam "eu não sou o único".

Mas, excluindo o YA, e falando pessoalmente porque foram este tipo de livros que me incentivaram a ler mais e a procurar mais livros, acho que livros sobre livros podem funcionar muito bem. Por exemplo, o Vamos Comprar um Poeta, de Afonso Cruz, que é, já agora, um dos meus livros favoritos de sempre, ou A Rapariga que Roubava Livros. Harry Potter e Os Jogos da Fome também são sempre boas opções.

Acho que o fundamental é dar ao jovem um livro com o qual ele se identifique e que seja bom o suficiente para ele se esquecer que tem um telemóvel, uma televisão ou uma consola ali ao pé. É isso que faz nascer paixão e amor e a ligação das pessoas com os livros, essa ligação só acontece quando abraçamos e somos abraçados pelo livro. 

 

Quero agradecer, novamente, a toda a gente que enviou questões. Talvez daqui a uns meses repita a experiência.

 

Até breve! 😊

instagram | twitter | goodreads | mareads21@gmail.com

 

2 comentários

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    Mar Pereira

    14.04.19

    É difícil dizer-te ao certo porque muita coisa varia de escola para escola. Falando do que eu dei, no 10º, comecei com poesia trovadoresca, Fernão Lopes, depois Gil Vicente (pode optar-se entre a Farsa que eu dei ou o "Auto da Feira"), Camões lírico, "Os Lusíadas" e, finalmente, "História Trágico-Marítima". No 11º, comecei com o Sermão, depois "Frei Luís de Sousa", "Amor de Perdição", "Os Maias", Antero de Quental e Cesário Verde. No 12º, é maioritariamente Pessoa e, depois, Saramago. Pelo meio dão-se "poetas contemporâneos", como Miguel Torga, Herberto Helder, Nuno Júdice... Deixo-te aqui o link do programa se quiseres ver os restantes nomes http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/programa_metas_curriculares_portugues_secundario.pdf (na página 27 aparecem os "poetas contemporâneos").
    Como te disse, é difícil dizer-te com exatidão quais são as leituras atuais no secundário, porque diversas partes da Educação Literária são opções que variam de escola para escola. Mas, se quiseres ver as opções que eu não dei, no link acima também estão disponíveis.
    Um beijinho, Bárbara :)
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