Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

mar

literatura, cinema e afins

mar

literatura, cinema e afins

Qua | 19.12.18

Literatura | Um Ano a Ler Eça de Queiroz

Mar Pereira

Quem acompanha com atenção as minhas leituras sabe que, em 2018, descobri aquele que é, até hoje, muito provavelmente, o melhor livro que alguma vez li – Os Maias. Podem consultar o meu diário de leitura aqui.

Ora, depois daquele livro, ficou claro para mim que era para ler toda a obra de Eça de Queiroz, mas moderadamente, porque é um recurso limitado e reler nunca será uma experiência idêntica à primeira leitura, por muito bom e surpreendente que continue a ser. 

Imagem relacionada

 

No entanto, como, felizmente, ainda temos um número considerável de obras do autor no mercado, quero começar a conhecer mais da obra de Eça em 2019. Assim surgiu o projeto Um Ano a Ler Eça de Queiroz.

 

eça 2.PNG

Um pouco à semelhança de projetos como o Um Ano com a Jodi (organizado pelos canais Books & Movies, A Miúda Geek e Jardim de Mil Histórias), pensei em definir um determinado livro para um determinado mês e, após a leitura, organizar uma discussão. Mas eu eu quero que este projeto seja o mais livre possível e, portanto, não é assim que vai funcionar.

Basicamente, o projeto consiste em ler, pelo menos 1 livro de Eça ao longo de 2019. Qualquer livro de Eça de Queiroz serve: tanto pode ser Os Maias, como a Tragédia da Rua das Flores, ou O Mandarim. O/a título/obra é indiferente. Ou seja, cada um pode traçar a sua meta de leitura. O importante é mesmo ler-se mais Eça de Queiroz. Tanto podem participar com 1 livro, com 6 e, quem sabe, até com 12.

A minha meta pessoal é ler, pelo menos, 6 livros de Eça ao longo de 2019 (assumindo que 1 livro me demorará 2 meses a ler), de modo a, todos os meses, ter uma nova história desse senhor na mesinha de cabeceira. 

A acrescentar a isto, resta apenas dizer que sempre que publicarem uma foto com um livro do Eça referente a este projeto devem usar #UmAnoALerEçaDeQueiroz e, caso publiquem opiniões (em canais, nos blogues, no goodreads, no instagram,...) devem usar novamente #UmAnoALerEçaDeQueiroz.

 

EM TRAÇOS GERAIS

  • Ler, pelo menos, 1 livro de Eça de Queiroz durante o ano de 2019;
  • A escolha do livro é totalmente autónoma (embora se possam sempre organizar leituras conjuntas);
  • Sempre que publiquem uma foto e/ou opinião de um livro lido para o projeto devem usar #UmAnoALerEçaDeQueiroz.

 

Sempre que começar a ler um novo livro de Eça, venho dar-vos novidades pelo blogue, assim como vou também tentar partilhar alguns textos/artigos referentes à obra geral de Eça de Queiroz. 

Quem vai participar? Têm recomendações de livros do Eça? 

Caso tenham ficado com alguma dúvida, posso tentar esclarecê-la nos comentários.

 

Até breve! 😊

instagramtwitter | goodreads | mareads21@gmail.com

 

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.