Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

mar

literatura, cinema e afins

mar

literatura, cinema e afins

Qui | 13.09.18

Literatura | TAG: Como Eu Leio

Mar Pereira

Em agosto, fui gentilmente marcada pela Babi, do blogue Café Com Bolachas e Chocolate, para responder à TAG "Como Eu Leio". Hoje, trago-vos as respostas!

 

1. Como descobres novos livros para ler?

Neste momento, os Blogues e o BookTube são as duas principais fontes de pesquisa, quando pretendo encontrar recomendações. Mas o Goodreads, uma antiga professora de Português e, certas vezes, um ou outro amigo também me ajudam a conhecer novos livros. 

Mas, para mim, a melhor maneira para descobrir novas aventuras é mesmo numa livraria. Haverá algo melhor que entrar num local recheado de lombadas a ser vistas, títulos a ser lidos e capas a ser apreciadas?

 

 

2. Como entraste no mundo da leitura?

Acho que a minha relação com a literatura começou desde muito cedo, já que tenho memórias de, quando tinha 4 anos, folhear páginas de alguns livros que ainda hoje guardo em casa. Na primária, lembro-me de ler um ou outro livro de Uma Aventura (cheguei a conhecer uma das autoras e tenho um livro autografado). Quando entrei para a Escola Básica, nos 5 anos que lá passei, participei nos 3 clubes literários que eles tinham (durante 3 anos, no Clube de Contos; durante 1 ano, no Clube de Poesia; no outro ano, no Clube de Teatro). Tive uma altura (talvez pelo começo da idade do armário) em que não lia nada. Dizia que não gostava de ler. 

Em 2016, redescobri o meu gosto por livros que, entretanto, evoluiu para uma paixão que, muito provavelmente, nunca mais vai embora. 

 

 

3. O teu gosto literário mudou com o passar do tempo?

Sim. Aos 11 anos, andava eu a devorava os livros do Tio Patinhas (como eu era fã daquilo...) e, agora, já não. Se os ler, acho-lhes piada, mas essa fase já passou. 

Quando, em 2016, mergulhei a fundo no mundo dos livros, gostava muito de fantasia. Ainda gosto, é certo, mas sinto que os meus interesses se encaminham agora para outros géneros. 

Portanto, sim, o meu gosto literário mudou com o passar do tempo. Acho que acontece com toda a gente, a certo ponto.

 

 

4. Com que frequência compras livros?

Com mais frequência do que desejava... 

 

 

5. Como entraste no mundo do booktube?

Como criadora de conteúdo, não entrei... Ainda. 

Como observadora/subscritora, não faço a menor das ideias. Não sei qual foi o primeiro canal, o primeiro vídeo ou o porquê de ele me ter aparecido nos recomendados. Sei que foi em meados de agosto de 2016, isto porque foi nessa altura que criei conta no Goodreads e lembro-me que, mal descobri o BookTube, a primeira coisa que fiz foi criar lá uma conta. De resto, não sei, não me lembro. História interessante, não é? Não, mas é o que se têm de uma pessoa com memória de peixe. 

 

 

6. Como reages quando não gostas do final de um livro?

Fecho-o. Suspiro profundamente. Encaixo o livro na estante. Começo outro.

 

 

7. Com que frequência lês a última página?

Agora, não leio. Mas já tive esse hábito, há uns 2 anos atrás. Agora simplesmente não leio.

 

 

8. Quem vais taggar?

Quem estiver interessado em fazer a TAG? Pois, sim, talvez. 

 

 Até breve! 😊

 

 

 

6 comentários

Comentar post