Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

mar

literatura, cinema e afins

mar

literatura, cinema e afins

Qui | 05.07.18

Experiências | Então, como foi o voluntariado?

Mar Pereira

Imagem relacionada

 

Em dezembro, contei-vos, aqui, que, durante este ano letivo, me tinha lançado à aventura de ser voluntária, para ajudar meninos do 3º ciclo com os trabalhos de casa, a estudar para os testes, a praticar e a melhorar em algumas disciplinas a que tenham mais dificuldade.

Abdicava, todas as semanas, de, pelo menos, duas horas do meu tempo livre para estar ali, de alma e coração, a ajudar quem pretendia melhorar em termos académicos.

Desde outubro até junho, muitas "duas horas" se passaram, duas horas essas que transbordavam, muitas vezes, para os corredores, para o recreio, para os tempos livres. E, agora que acabou, podia dizer que resta apenas a saudade, mas, na verdade, resta tanto mais...

Acolhi, durante oito meses, uma aluna do 9º ano e um alno do 7º ano, no meu coração. Fiz tudo o que pude para os ajudar. Tentei sempre dar o melhor de mim. E os resultados que eles alcançaram no final do ano deixam-me orgulhosa por ver que, durante estes oito meses, cresceram tanto e alcançaram vitórias tão grandes (porque, sim, tiraram excelentes notas neste último período).

Sem dúvida que isto me ajudou também a mim a crescer, enquanto aluna e enquanto pessoa.

Resta tanto mais para além de saudade. Resta gratidão, felicidade, sentimento de dever cumprido, amizade.

Confesso que, em algumas semanas, aquelas duas horas podiam ter-me sido úteis para estudar ou até para descansar um pouco. Mas quem corre por gosto não cansa, certo? Se voltasse atrás, não mudaria nada.

A quem nunca experimentou ser voluntário, seja em que área for, de que é que estão à espera?

Pessoalmente, só tenho coisas boas a dizer. Coisas muito boas, mesmo.

Espero, um dia, repetir a experiência. Não me parece que o faça para o ano, pois, a nível de horários, vai ser extremamente complicado. Mas, quem sabe, no ano seguinte, ou numa outra altura, numa outra área, com outro tipo de objetivos...

 

E vocês, alguma vez estiveram envolvidos num projeto de voluntariado?

 

 Até breve! 😊

 

8 comentários

Comentar post